FGVnianas conversam sobre Síndrome da Impostora e da Patinha Feia

  /  Artigos   /  FGVnianas conversam sobre Síndrome da Impostora e da Patinha Feia
FGVnianas conversam sobre Síndrome da Impostora e da Patinha Feia

FGVnianas conversam sobre Síndrome da Impostora e da Patinha Feia

Comitê FGVnianas na Liderança

Em 2023 tive a iniciativa de propor a criação do Comitê FGVnianas na Liderança do Alumni FGV EAESP. Em março deste ano de 2024, com o lançamento oficial deste comitê, realizei um sonho.

Convidamos FGVnianas e FGVnianos para integrarem o comitê e contribuírem com o desenvolvimento da representatividade de todas as mulheres em todos os níveis de liderança nas organizações e vida pública.

Vamos agir para contribuir com o alcance dos objetivos do ODS #5 do Pacto Global. Mais precisamente, queremos contribuir com a Meta 5.5: Garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades em posições de liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública.

FGVnianas conversam sobre Síndrome da Impostora e da Patinha Feia

Nosso objetivo é contribuir com o alcance, até 2030, de uma participação de 50% de mulheres em todos os níveis de liderança nas organizações privadas e públicas.

Definimos que nossa contribuição deve se envolver, entre outros, com a geração de espaços para tratar temas cujas membras e membros deste comitê elegem como importantes para o desenvolvimento da carreira das mulheres assegurando o seu bem-estar.

Dentre os meios que vamos utilizar, elegemos o espaço do Podcast Alumni FGV EAESP.

Nosso primeiro Podcast

Neste primeiro podcast, quero convidar você para conversar sobre a Síndrome da Impostora e da Patinha Feia.

Querida amiga, colega, quantas vezes você sentiu que não era boa o suficiente, duvidou das suas habilidades, mesmo quando todas as pessoas ao redor reconheciam seu valor? E, quantas vezes pensou que não merecia o cargo que ocupa, apesar dos resultados que entrega?

E você, querido amigo, colega, já notou como suas colegas enfrentam demasiadamente esses sentimentos? Já se perguntou por que uma colega, par, ou colaboradora, deixou de aceitar uma promoção, mesmo sendo a pessoa ideal para o cargo?

Neste episódio, conversei com a Beatriz Nóbrega (CEAG 2002), que como eu, é integrante do comitê FGVnianas na Liderança.

 

Assim como você, nós também já enfrentamos a Síndrome da Impostora e o sentimento de ser uma “Patinha Feia”.  Vamos conversar sobre como essas sensações podem ser devastadoras quando desconhecemos este fenômeno do machismo estrutural. E, oferecer caminhos para contribuir com você no encontro de meios para lidar melhor com esses desafios e se libertar dessas armadilhas mentais.

Nosso convite

Venha refletir com a gente, compartilhar experiências e contribuir com todas as mulheres para em conjunto desenvolvermos cada vez mais formas de lidar com esses desafios.

🎧 Aperte o play e compartilhe https://bit.ly/3z4RjPu

Para conhecer melhor os Desafios Sistêmicos do machismo estrutural enfrentados quotidianamente pelas mulheres recomendo duas leituras:

  • Meu artigo sobre os desafios sistêmicos dos vieses de gênero, que oferece uma visão ampla sobre as questões enfrentadas pelas mulheres.

📖 Leia o artigo: Os desafios sistêmicos dos vieses de gênero I GV-Executivo (maio/2024)

FGVnianas conversam sobre Síndrome da Impostora e da Patinha Feia

📖 Leia o Livro: Vamos voar juntas? (março / 2023)

FGVnianas conversam sobre Síndrome da Impostora e da Patinha Feia

Espero que este podecast seja motivador e inspire você, mulher, a se aprofundar neste conhecimento essencial para uma carreira de sucesso com o bem-estar que toda mulher merece para ser plenamente feliz.

👉 Fico muito feliz em contribuir com a igualdade de gênero desenvolvendo você, mulher, para assumir plenamente sua carreira, assegurando seu bem-estar. Coloco-me à sua disposição com meus programas de mentoria  e coaching para mulheres. Assim como, com o programa Viva sua Voz, cujo objetivo é o desenvolvimento coletivo para mulheres.

👉 Nesta jornada, me disponibilizo para realizar trabalhos que envolvem você, meu amigo, colega. A aquisição de conhecimento é o primeiro passo para nos reconhecermos como parte da solução e escolher atuar em prol da igualdade de gênero. Precisamos trabalhar em conjunto para construir uma cultura que valoriza os atributos do feminino, sem eles a implementação do ESG (Environmental, Social and Governance) fica inviável. A prática do ESG é sustentada por pessoas, o CNPJ só se engaja no papel.

Vamos conversar?  

Até breve!

💟 Gostou? Se inscreva no meu canal no Spotify, assine também minha newsletter gratuita no linkedin ou no meu blog no site para receber conteúdos relevantes sobre sustentabilidade, igualdade de gênero, gestão de cultura, liderança sustentável, e muito mais.🎯

Este conteúdo te inspirou? Gostou? Importou?

Sobre Vera Regina Meinhard

Sou Vera Regina Meinhard, amo conectar pessoas para promover a consciência sobre a importância da inclusão da diversidade no alcance do sucesso sustentável, em especial a igualdade de gênero. Mestra em Sustentabilidade & Governança, sou criativa, inovadora, realizadora de sonhos e mãe da Saskia.

Meu propósito é contribuir com o desenvolvimento das pessoas. Após 25 anos como executiva do Groupe Renault France, desde 2013, por meio de diferentes abordagens, coloco-me integralmente à disposição deste propósito atuando na sociedade como escritora e empreendedora para trazer soluções em desenvolvimento humano: Consultoria em Gestão de Cultura Organizacional voltada para ESG e Inclusão da Diversidade, Facilitação de workshopsMentoria Individual e ColetivaPalestrasTreinamentos e Coaching.

Livro:

Artigos acadêmicos:

Gostou do conteúdo? Compartilhe.
Post a Comment