PROPÓSITO, conexão de sonhos

  /  Artigos   /  PROPÓSITO, conexão de sonhos
PROPÓSITO, conexão de sonhos

PROPÓSITO, conexão de sonhos

SONHAR, REALIZAR, DESAPEGAR

É preciso sonhar para nos engajarmos plenamente no caminho da alegria da realização.

Sem sonhos, fica difícil planejar e construir o mundo que acreditamos ser o melhor para se viver. Nossos sonhos são tão grandes quanto nossa conexão com nossos valores motivacionais. E, muitas vezes levamos tempo para maturar, traçar o caminho e percorrer a jornada. Na verdade, estamos na jornada desde que o sonho fluiu em nosso coração.

Eu acredito que existe uma conexão sistêmica entre todos os sonhos.

Tenho a sensação de que tudo é uma continuidade. Cada realização se conecta com este espaço de felicidade, um sentimento de alinhamento com o mundo no qual quero viver. Quando a alegria de realizar está comprometida, significa que a etapa que estou vivendo já cumpriu seu papel e preciso me desapegar.

PROPÓSITO, conexão de sonhos

CONECTANDO OS PONTOS

Quando era pequena sonhava que seria uma executiva. Caminhei nas trilhas que me levaram para este terreno, sonhei e realizei muita coisa nesta trajetória. Fui muito feliz neste sonho durante 26 anos, desde os meus 18 anos quando escolhi a FGV EAESP para dar meu primeiro passo nesta jornada.

Ao fazer parte da equipe do Groupe Renault France que trouxe a fábrica da Renault para o Brasil, realizei meu maior sonho como executiva. No final deste projeto, comecei a me questionar sobre o meu futuro. Ganhei mais uns 10 anos de motivação com os desafios da Aliança Renault-Nissan e dois novos cargos no Mercosul. Voltei até a sonhar com a credibilidade de um Bloco do Mercosul quando voltei a ser Vice-Presidente na ANFAVEA.

Finalmente, aos meus 48 anos entendi que realmente precisa renovar os caminhos para prosseguir na minha jornada e continuar vivendo o que me encanta. Entendi que meu sonho ia muito além de ser executiva, era muito maior. Queria desenvolver pessoas, criar espaço para escolhas conscientes e contribuir com a redução das desigualdades sociais. Ser executiva foi uma etapa desta jornada.

Em 2013, quando fiz meu salto como empreendedora, não imaginava o quanto isto me aproximaria do meu primeiro passo para a realização deste sonho. Não via o quanto tudo que havia escolhido estava conectado com uma jornada ainda maior.

Fui fazer novas formações: mestrado em Sustentabilidade e Governança no ISAE, especialização no Gender Diversity Programme na INSEADcoaching e facilitação de workshops no CIC, gestão de cultura organizacional com o Barrett Model, gestão de cultura – comportamentos com a VitalSmart France. E, 10 anos depois, sempre na jornada do lifelong learning, me reencontrei com a escola que elegi em 1980 como  minha parceira para a realização do sonho de ser uma executiva de sucesso. Na realidade antes, em 2017, com o programa de mentoria para pessoas na graduação.

Por algum tempo, acreditei que, estando mais voltada para a área de humanas, havia completado o giro da fase FGV EAESP. Na realidade, quanto mais fui evoluindo nesta nova etapa, mais percebia as oportunidades que me conectavam com a FGV EAESP. Desta vez, em outra posição, como embaixadora do alumni na gestão 2023-2024. Muito bom reencontrar toda esta turma que também decidiu voltar para a escola.

PROPÓSITO, conexão de sonhos

Acolhendo a oportunidade de ser embaixadora do Alumni abri a porta para mais uma conexão entre os diferentes meios de viver meu grande sonho de reduzir as desigualdades sociais, neste caso, o ODS n°5. Este Objetivo de Desenvolvimento Sustentável visa alcançar a igualdade de gênero. Em fevereiro de 2023 em meu artigo “SDG e ESG: Gestão de Cultura e valores femininos” , publicado na Revista Exame, trouxe minha visão sobre como a igualdade de gênero impacta o desenvolvimento sustentável, isto vai muito além da representatividade das mulheres. Isto contribui também com o desenvolvimento do perfil necessário à liderança ESG (environment, social and governance).

Então sim, este é hoje meu grande sonho, e estou muito feliz de ter o Alumni da FGV EAESP compartilhando este sonho comigo.

Sonhava em ver a minha escola de administração no Brasil abrindo portas para as ex-alunas como a HEC na França o fez, em 2001, criando HEC au féminin. Esta foi a primeira rede de mulheres de uma grande Business School. Vale lembrar que em 2023 a HEC comemorou 50 anos de “mixité”. As mulheres estão na HEC desde 1973. Viva a gender diversity at HEC.

Estou muito feliz com esta oportunidade que a Camila Figueiredo, Head do Alumni FGV EAESP nos deu acolhendo minha iniciativa para criar um comitê temático, o FGVnianas na Liderança, destinado a contribuir com o ODS #5 do Pacto Global.

Em outubro de 2023, no Alumni Day, na Roda de Conversa – Mulheres e mercado de trabalho, assim como na newsletter do alumni de novembro, foi anunciada a criação do comitê FGVnianas na liderança. Convidamos ex-alunas e ex-alunos para trabalharem com a gente neste comitê e contribuírem com o desenvolvimento de uma representatividade equânime de todas as mulheres em todos os níveis de liderança nas organizações.

Precisamos atuar na gestão da cultura das organizações para criar um contexto social no qual a relação entre os gêneros deixe de ser binária e hierarquizada. Temos muito trabalho para percorrer a outra metade do caminho e promover um mercado de trabalho que acolha as mulheres com real igualdade.

Tenho dois convites para vocês

👉 Espero que este texto seja motivador e inspire você a sonhar e aproveitar as oportunidades, deixando fluir a conexão entre as diferentes etapas da sua jornada. A gente se desapega do como, não do propósito!

➡️🎯Dia 5 de março vamos lançar oficialmente o FGVnianas na Liderança.

Venha conhecer mais sobre nossos objetivos e planos. Venha participar da construção de um novo contexto social, com igualdade de direitos e oportunidades para todas as pessoas, independentemente do gênero. 🤜🏽🤛

PROPÓSITO, conexão de sonhos

 

👉🏽 Para mais informações e garantir sua vaga, inscreva-se agora clicando aqui 🎯

https://eaesp.fgv.br/eventos/dialogo-entre-maternidade-e-carreira

🤩🥰 Vem festejar com a gente o FGVnianas na Liderança 🤩🥰.

O evento é aberto para toda comunidade FGV e para todas as pessoas interessadas em conhecer melhor o tema da igualdade de gênero (objetivos, avanços, dificuldades).

Esperamos encontrar vocês dia 5/03. 💛

PROPÓSITO, conexão de sonhos

 

➡️🎯O segundo convite, é para a comunidade da FGV EAESP, todas ex-alunas e ex-alunos, façam parte do Alumni e do Comitê FGVnianas na liderança.

Este é o meu primeiro tema de 2024! Nada melhor do que iniciar o ano falando de sonhos!

Vamos sonhar e voar!

Até semana que vem!

PROPÓSITO, conexão de sonhos

Sobre Vera Regina Meinhard

Sou Vera Regina Meinhard, amo conectar pessoas para promover a consciência sobre a importância da inclusão da diversidade no alcance do sucesso sustentável, em especial a igualdade de gênero. Mestra em Sustentabilidade & Governança, sou criativa, inovadora, realizadora de sonhos e mãe da Saskia.

Meu propósito é contribuir com o desenvolvimento das pessoas. Após 25 anos como executiva do Groupe Renault France, desde 2013, por meio de diferentes abordagens, coloco-me integralmente à disposição deste propósito atuando na sociedade como escritora e empreendedora para trazer soluções em desenvolvimento humano: Consultoria em Gestão de Cultura Organizacional voltada para ESG e Inclusão da Diversidade, Facilitação de workshops, Mentoria Individual e Coletiva, Palestras, Treinamentos e Coaching.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.
2
0
Comments
  • reply
    16 de fevereiro de 2024

    PARABENS VERA , ADOREI O CONTEÚDO !

Post a Comment