Vamos conhecer mais uma mulher fantástica?

  /  Dicas   /  Vamos conhecer mais uma mulher fantástica?
Vamos conhecer mais uma mulher fantástica?

Vamos conhecer mais uma mulher fantástica?

Você conhece a história da Trudy Ederle?

Ela foi a primeira mulher a atravessar o Canal da Mancha a nado. Sabia que, para alcançar este feito, ela teve que lutar contra muita sabotagem do Comitê Olímpico americano?

O Comitê Olímpico americano estava mais disposto a provar que mulheres não tinham capacidade, nem física, nem mental, para nadar. Muito menos para participar de competições. Quem diria atravessar o Canal da Mancha.

Vamos conhecer mais uma mulher fantástica?

Além de realizar a travessia do Canal da Mancha, Trudy Ederle bateu o recorde mundial da época. Ela superou o tempo dos homens em quase duas horas! Ela atravessou a nado o Canal da Mancha em 14 horas e 31 minutos.

E você, sabota ou contribui com os sonhos das mulheres?

Além de retratar a luta de mais uma mulher pioneira que, para viver seus sonhos, precisou desafiar as estruturas machistas, este filme também nos desafia sobre posicionamentos que temos na vida.

  • Qual o seu lado habitual?
  • Você se encontra mais na posição de uma pessoa que torce pela vitória e vibra com as conquistas das outras pessoas?
  • Ou, se encontra do lado que torce contra para ter razão?
  • Ou ainda, coloca pedras no caminho porque você não conseguiu realizar?

Vamos conhecer mais uma mulher fantástica?

Ou, você é aquela pessoa que coloca luz no fim do túnel para que as pessoas encontrem o caminho? E, assim, contribui com a realização de muitos sonhos.

O que você tem feito para contribuir com o sonho das mulheres que você conhece?

Importância de trazer visibilidade

Outro olhar importante que este filme traz, é justamente a importância de termos exemplos de mulheres corajosas, sonhadoras e realizadoras. Trazer esta visibilidade que nos foi sequestrada durante anos é fundamental para a evolução em direção a igualdade de gênero.  Isto é gestão de cultura. Estes exemplos contribuem também com os processos de coaching e mentoria para mulheres.

Por isto, vale a pena trazer um “clien d’oeil” para a mãe da Trudy. Além de ser alemã, a postura dela diante do machismo estrutural nos anos 1920, trouxe a lembrança da minha avó paterna. Cito no início do meu livro, “Vamos voar Juntas?”, a influência que a  vó Irna teve em minha vida.

Vamos conhecer mais uma mulher fantástica?

Até breve, bom filme!

💟 Gostou? Se inscreva no meu canal no Spotify, assine também minha newsletter gratuita no linkedin ou no meu blog no site para receber conteúdos relevantes sobre sustentabilidade, igualdade de gênero, gestão de cultura, liderança sustentável, e muito mais.🎯

Este conteúdo te inspirou? Gostou? Importou?

Sobre Vera Regina Meinhard

Sou Vera Regina Meinhard, amo conectar pessoas para promover a consciência sobre a importância da inclusão da diversidade no alcance do sucesso sustentável, em especial a igualdade de gênero. Mestra em Sustentabilidade & Governança, sou criativa, inovadora, realizadora de sonhos e mãe da Saskia.

Meu propósito é contribuir com o desenvolvimento das pessoas. Após 25 anos como executiva do Groupe Renault France, desde 2013, por meio de diferentes abordagens, coloco-me integralmente à disposição deste propósito atuando na sociedade como escritora e empreendedora para trazer soluções em desenvolvimento humano: Consultoria em Gestão de Cultura Organizacional voltada para ESG e Inclusão da Diversidade, Facilitação de workshopsMentoria Individual e ColetivaPalestrasTreinamentos e Coaching.

Livro:

Vamos voar juntas?

Artigos acadêmicos:

Gostou do conteúdo? Compartilhe.
Post a Comment