Monica Lewinsky, uma lição ainda muito atual!
Lembro-me muito bem como minha posição foi se construindo ao longo do ano de 1998, entre o momento do estouro da notícia na mídia em janeiro e o desfecho.
Monica Lewinsky tinha 22 anos quando iniciou uma relação com o então presidente dos USA Bill Clinton.
Ele na época com 49/50 anos.
Inacreditável como eu pude me deixar levar pela difamação e acreditar que a “culpada” era a menina de 22 anos ao invés de enxergar o que era óbvio: a responsabilidade era do homem de 49/50 anos!
Minha educação familiar que me fez uma mulher fora da curva, livre e independente foi insuficiente para superar minha mentalidade machista tão bem formada pela educação social.
Eu julguei a Monica, exatamente como esses homens acabam de fazer com a Mariana Ferrer durante o julgamento.
E, igualzinho a muitas mulheres machistas têm feito no facebook e outras mídias sociais. Sem nenhum conhecimento sobre a opressão que sofrem pela construção social sexista, elas oprimem as outras!
Quando recebi este TED no meu e-mail, pouco antes de fazer meu Mestrado em Relações de Gênero, olhei para ele e pensei:
– Nossa! Um TED da Monica? O que uma mulher como essa tem para me ensinar?
Felizmente na época já fazia um trabalho profundo de autoconhecimento e, imediatamente me disse:
-Nossa! Estou julgando alguém que não conheço, em função de uma história que me foi contada.
Ela merece que eu ouça o que ela tem para me dizer.
Chorei muito durante este TED. Descobri que fiz parte de um grupo, no mínimo, com milhões de pessoas, que causou uma depressão profunda em uma menina de 25 anos.
Se você, homem ou mulher, tem uma filha, uma sobrinha, uma irmã, amigas nesta idade vai se conectar e despertar uma empatia e compaixão fortes por toda mulher que tem sua dignidade roubada para proporcionar a desresponsabilização de homens que cometeram crimes de assédio sexual, estupros, etc.
Por favor, invista 22 minutos e veja o depoimento da Monica!
Que tal organizarmos um bate-papo via zoom sobre o tema? Veja o TED, comente aqui e enviarei um link para inscrição! Vamos expandir nossos conhecimentos co-construindo!